PLATAFORMA SER – ASSINE AGORA

Conteúdos online por um valor único de assinatura para transformar o seu dia. Aproveite condições especiais com assinatura anual A PARTIR DE R$ 47,90/ MÊS.

Workshop Online
“O Propósito da Vida” 

como currar o med interior
Picture of CATIA SIMIONATO

CATIA SIMIONATO

Catia Simionato é professora de expansão da consciência, terapeuta e condutora de retiros pelo mundo todo.

Como curar o seu medo interior?

Sabe qual é a energia contrária ao amor? Muita gente pensa que é o ódio, certo? Mas não é. A emoção contrária ao amor é o medo. Curar o seu medo é muito importante e vamos abordar este assunto neste artigo.

Ouça direto do Spotify

Sabe qual é a energia contrária ao amor? Muita gente pensa que é o ódio, certo? Mas não é. A emoção contrária ao amor é o medo. Curar o seu medo é muito importante.

O amor é uma energia expansiva e de união, capaz de unir todas as coisas. O medo é o contrário disso: é uma energia que contrai ao invés de expandir e, no lugar de unir, ele separa. E a gente se sente sozinho.

Você sabia que o medo é a raiz de todas as emoções que te causam estresse? Pois é, neste artigo vamos te mostrar qual é o antídoto para o medo interior.

Perceba o que acontece quando você sente medo. Você se sente sozinho, se sente contraído, se sente separado.

TRISTEZA É RAIVA REPRIMIDA

Repare no seguinte: você encontra uma pessoa que está triste ou deprimida. Você olha para ela e pensa: “Isso é tristeza”. Hoje em dia, já existem estudos na área da psicologia que afirmam que este tipo de tristeza não é nada mais, nada menos do que raiva reprimida.

A pessoa pensa que está super triste, mas no fundo ela está com raiva e não pode expressar essa raiva. Então ela se deprime e fica profundamente triste. E o que é raiva? Aquela vontade de até atacar alguém. De acordo com a psicologia, a raiva tem como raiz justamente o medo. O medo de perder a própria vida. O medo de perder algo. O medo de perder outra pessoa ou um relacionamento.

Algo causa aquela raiva: o medo!

O medo é uma energia que separa. Mas todo mundo sente medo, não é mesmo? De uma coisa ou de outra. Eu também sinto. Há pouco tempo, eu me sentia desequilibrada e desconectada. Mas sabe o que eu estava sentido, de verdade, lá no meu campo emocional? Medo. Medo do que? Medo do futuro.

Eu comecei a prestar atenção demais a toda a movimentação política e econômica do mundo. Comecei a prestar atenção nesta questão da saúde mundial, com a pandemia, que globalmente nos afeta. Comecei a imaginar o que vai acontecer no futuro, o que será de mim, o que será das pessoas que eu amo. Qual é o melhor lugar para se viver? E aí bateu aquela insegurança. Mas o que tinha lá no fundo era medo. E, por causa desse medo, tudo se desequilibrou e se desestruturou. Eu perdi a minha conexão.

Mas não foi uma perda profunda. Não perdi, por exemplo, o meu Sadhana, como se diz na Índia e nas escolas de Ioga. Sadhana significa a prática espiritual que você tem com o objetivo de não sofrer na vida com os desafios que todo mundo tem. Sadhana não necessariamente precisa ser igual para todo mundo.

VAMOS CURAR O SEU MEDO?

O meu Sadhana pessoal inclui, por exemplo, todos os dias ao acordar uma oração para Deus. Muitas vezes em voz alta. Em seguida, eu me sento na minha cama e medito por pelo menos por 15 minutos, depois tomo o café da manhã e saio para uma caminhada meditativa (30 minutos), pratico ioga quase todos os dias, assisto um filme ou leio um livro que me inspire todos os dias também por pelo menos 30 minutos, eu respiro profundamente várias vezes ao dia e ainda presto atenção diariamente no meu corpo checando se ele precisa de água (e bastante água). Tudo isso são as minhas práticas espirituais, o meu Sadhana, que funciona como uma medicina preventiva quando temos problemas, como o medo que eu estava sentindo. O meu Sadhana, mesmo com este medo que eu sentia, me ajudou a não perder o meu foco. Mas essa é apenas a minha prática espiritual. Você poder ter a sua, mais simples ou que faça mais sentido para você.

Você sabe de onde vem o medo? Ele não surge do nada, o medo tem uma origem. O medo vem de uma história que a sua mente está te contando. É igualzinho a um filme de terror. Você sabe que algo de ruim vai acontecer. É assim com a nossa mente. Ela fica lá contando o mesmo tipo de história. O que será de nós no futuro? E a economia mundial? E esse monte de gente doente morrendo? E agora?

É um filme passando na nossa cabeça, que desperta a emoção do medo. Então, qual é a origem do medo? É o filme que passa na sua cabeça.

Como a gente faz para desligar esse filme ou trocar o filme de terror da vida real por outro tipo de filme que nos traga emoções mais amorosas? Eu já dei várias dicas em meus vídeos. A prática diária do Sadhana, por exemplo, é algo que contribui muito. Mas tem mais: a busca pelo contato com a natureza é outro desafio que ajuda muito o nosso corpo e a nossa mente, nos equilibrando.

Como eu disse, a raiz do medo vem dos nossos pensamentos, daquele filme de terror que assistimos dentro de nós. Então, uma boa medida é tirar nossa atenção da mente (e do filme de terror) e colocar o foco na prática espiritual (o Sadhana) e sair da artificialidade que nos rodeia, indo mais para a natureza. O artificial não é normal, por mais que a gente esteja acostumado a viver dentro de uma cidade grande.

Quando você consegue fazer isso, acontece uma mágica. E a mágica é que aqueles pensamentos tenebrosos vão perdendo força e, de repente, quando você menos espera, eles desaparecem.

Eu sei também que você pode sentir esse medo do nada. Parece que não tem história nenhuma passando na sua cabeça. Mas sabe o que é? É que a mente é muito rápida. A história tá passando sim, mas tão rápida que a consciência não pega. Mas o antídoto é o mesmo: faça uma prática espiritual que faça sentido para você, se aproxime da natureza e dê menos atenção aos seus pensamentos. Esse medo vai diminuir e sumir. E onde não há medo a sua energia oposta e benéfica toma conta. Sabe o que começa a aparecer nas suas emoções e no seu coração? Começar a aparecer amor e paz!

Eu tenho muitos e muitos depoimentos de alunos que passaram com sucesso por esse processo.

Eu também sou professora e criei um método que se chama “Manual de Reorganização Interna” (MRI), onde eu ensino exatamente isso: uma prática de Sadhana que faz com que, sem que você perceba, você tire a atenção da mente e coloque em outra coisa e, então, o seu coração se enche de amor.

Muitos e muitos alunos reportam isso. Não importava o desafio que estavam passando, eles encontram a paz. E o método não é difícil. É basicamente esse caminho que mostro neste artigo.

Outra prática espiritual que mantenho é questionar os meus próprios pensamentos, por que a mente é a parte do ser humano que mente. A mente muito raramente diz alguma verdade para nós. Em geral, ela está mentindo, não de propósito. Ela está apenas criando, criando histórias.

Então, lembre-se: nem tudo que passa pela sua cabeça é verdade. Muito pelo contrário. Então, uma prática muito simples que pode te ajudar a expandir o seu coração e se libertar do medo e, por consequência, ter mais equilíbrio e conexão, é o hábito de perguntar para sua mente: “Será que isso é verdade mesmo?”.

Por exemplo: quando você julga alguém, quando você se critica a si mesmo, quando interpreta um acontecimento. Pergunte-se: “Eu tenho certeza absoluta disso?”. Em geral, a resposta é “não”.

E você, tem algum desafio em sua vida que venceu e gostaria de compartilhar conosco? Comente abaixo.

COMPARTILHE

Como curar o seu medo interior?

Sabe qual é a energia contrária ao amor? Muita gente pensa que é o ódio, certo? Mas não é. A emoção contrária ao amor é o medo. Curar o seu medo é muito importante e vamos abordar este assunto neste artigo.
como currar o med interior

Cadastre-se e receba nossas notificações de vídeos e artigos novos.

JÁ CONHECE NOSSOS CURSOS GRATUITOS?

Siga-nos na sua mídia social favorita:

NESWLETTER:

Assine nossa lista e receba informações sobre nossos conteúdos e cursos em seu e-mail.

Picture of Ser Felicidade

Ser Felicidade

O projeto Ser Felicidade nasceu com o objetivo de impactar o maior número de pessoas possíveis com conteúdo transformador do Ser.

TODOS OS ARTIGOS 🤍
Veja Mais

Artigos Relacionados

Propósito: você já encontrou o seu?

Muitas pessoas (talvez a maioria delas) vivem sem um verdadeiro propósito, apenas continua sua vida sem uma paixão, sem uma missão profunda que as faça acordar bem todos os dias.

Encontrar o propósito em nossas vidas é como descobrir o norte que guiará cada passo, dando significado e direção a cada escolha, e nos permitindo viver uma vida plena de realização e autenticidade.

Ler artigo »
plugins premium WordPress
Obrigado por seu interesse em nosso conteúdo!
Acabamos de enviar uma mensagem de boas-vindas em seu email.

Sempre que tivermos novidades e atualizações, enviaremos uma mensagem por lá, combinado? 

Meu email pode chegar na Caixa de Entrada, Promoções ou Spam. Você só precisa abrir minha mensagem e está tudo certo!

Então, nos falamos em alguns dias.

Com amor e bênçãos,

Catia.

Compartilhe

PLATAFORMA SER

ASSINE AGORA

Conteúdos online por um valor único de assinatura para transformar o seu dia. Aproveite as condições de lançamento com assinatura anual A PARTIR DE R$ 47,90/ MÊS.

PARTICIPE DO WORKSHOP GRATUITO:

O PROPÓSITO DA VIDA

De 21 a 25 de Setembro, com Catia Simionato

Últimas vagas!

Espere!

Antes de ir, garanta a sua vaga na nossa lista VIP!

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos do projeto Ser Felicidade.

Conclusão de cadastro 50%

Seu Cadastro Está Quase Finalizado...

Preencha os campos abaixo para concluir sua inscrição em nossa lista VIP.

Faça Login ou Cadastre-se:

Ou acesse usando suas redes sociais: