PLATAFORMA SER – ASSINE AGORA

Conteúdos online por um valor único de assinatura para transformar o seu dia. Aproveite condições especiais com assinatura anual A PARTIR DE R$ 47,90/ MÊS.

Workshop Online
“O Propósito da Vida” 

COMO TER MAIS ENERGIA DURANTE O DIA A DIA_ser felicidade_catia simionato
Picture of CATIA SIMIONATO

CATIA SIMIONATO

Catia Simionato é professora de expansão da consciência, terapeuta e condutora de retiros pelo mundo todo.

Como ter mais energia durante o dia?

Desânimo, falta de entusiasmo, ficar achando o tempo todo a vida uma chatice. O que é isso? Falta de energia! Neste artigo vamos desvendar os motivos pelos quais você se sente sem vitalidade e como superar estes desafios.

Eu escuto muita gente reclamando de um monte de coisas. Eu vejo este tipo de situação com os meus alunos, meus seguidores e nas muitas perguntas que chegam até mim e até com gente que está à minha volta, da minha família.

As pessoas reclamam: “Estou triste, estou deprimido”. E eu percebo que, de fato, estas pessoas deveriam, sim, é olhar com mais atenção para o próprio corpo e perceber que precisam é adquirir mais vitalidade. Muitas vezes, o problema é apenas cansaço, desidratação e falta de sol. Coisas bem simples.

Ouço entre alunos e seguidores, também, frases como “eu me sinto com tanta preguiça, só procrastino, não faço nada”. Ou “comprei seu curso MRI, mas não fiz ainda”. As pessoas me perguntam por que agem assim. Eu, às vezes, até dou uma dura e digo que eles precisam tomar uma decisão e cumpri-la. Mas em muitos casos é simplesmente falta de energia, ou falta de vitalidade.

Desânimo, falta de entusiasmo, ficar achando o tempo todo a vida uma chatice. O que é isso? Falta de energia!

A gente confunde muito e acaba dando muita atenção para a nossa mente e para as nossas emoções. E não dá a devida atenção para o corpo. Aí fica essa confusão. Sabe, por exemplo, as pessoas que têm o hábito de comer demais, que têm ansiedade pela comida? Em geral, essas pessoas não percebem que estão, na verdade, com sede e vão para o doce.

É o mesmo tipo de confusão que fazemos com as emoções e a vitalidade. A gente pensa que está com um problema emocional, uma confusão danada interna, mas não. É falta de energia e vitalidade.

A vitalidade, ou a energia vital, é chamada na Índia de prana. E esse prana está aqui, ao nosso redor o tempo todo. O nosso corpo foi feito para absorver o prana, a energia vital da natureza. E, quando ele absorve, se sente bem e fica saudável.

A nossa energia vital, o prana, é responsável não apenas pela vitalidade para a gente fazer as coisas do dia a dia. Ela também é o real combustível para praticamente tudo o que você faz.

Então, para que serve vitalidade? É simplesmente o principal componente da nossa saúde.

Vamos pensar. De onde vem a saúde? A gente pensa que vem da comida, de vitaminas ou suplementos, de ir ao médico e fazer um monte de exames. Nós acreditamos que saúde é isso, não é?

A energia vital é a principal responsável pela sua saúde

Essa mesma vitalidade também é responsável pelo seu equilíbrio emocional. Quando você tem bastante vitalidade, você tem disposição, alegria, ânimo, vontade de fazer as coisas e você consegue tomar conta melhor de você.

Além disso, a vitalidade é responsável por você pensar direito. Eu tenho visto, ultimamente, tanta gente com uma dificuldade de pensar, de olhar o mundo à sua volta e de chegar às suas próprias conclusões, sem obrigatoriamente seguir um monte de coisas que outros estão dizendo.

Eu acredito que tudo isso se dá devido à baixa vitalidade.

A vitalidade é o combustível deste instrumento, o seu corpo, que você usa para ter suas experiências aqui na Terra. Ela é responsável pela sua saúde, pelo seu equilíbrio emocional, por você pensar direito e até por você conseguir meditar, que é um ponto super importante da prática espiritual.

Então, sem vitalidade, a gente não faz nada!

E como ter mais vitalidade no dia a dia?

Em primeiro lugar, você tem que dar atenção a essa aspecto da sua vida, que é absorver mais prana. Absorver mais energia vital, que vai te ajudar em todos esses pontos citados.

Como fazer isso é simples. O prana ou energia vital tem relação direta com a natureza.

Você que me segue sabe que às vezes eu estou no meio de uma floresta, outras vezes estou escalando uma montanha ou fico próxima do mar. Hoje mesmo, aqui em Santa Catarina, onde estou hoje, eu fiz uma longa caminhada pela praia. Uma delícia. Mas para que? Para absorver o prana. É por isso que trabalhei o dia todo hoje e continuo trabalhando à noite com bastante energia.

A natureza é composta de quatro elementos: terra, água, ar e fogo ou calor. Por meio destes elementos a gente aumenta a nossa vitalidade. A gente absorve prana.

Com a terra, por exemplo. E que terra que eu estou falando? Eu estou falando sobre andar descalço na terra, de tocar diretamente na terra com a sua pele. Pode ser com as mãos, com os pés ou com qualquer parte do seu corpo. Eu tenho o hábito de tirar os meus sapatos e pisar na terra um tempinho durante o dia. O ideal é fazer isso por uns 20 minutos.

Se não dá pra fazer porque você mora num grande centro urbano e não tem terra nenhuma por aí, o que você faz? Você pode achar uma árvore. A árvore está enterrada na terra, ela tem raízes conectadas com a terra, então, se você tocar a árvore, é a mesma coisa que você pisar no chão. Você também pode tocar em pedra, em areia. É o que te conecta com a mãe terrena.

O elemento terra também tem a ver com os frutos da terra, os alimentos in natura, que também têm bastante prana.

Se você tiver curiosidade sobre este assunto, experimente pesquisar no Google por “foto kirlian dos alimentos”. Você vai ver que esse tipo de foto consegue revelar a diferença energética entre um alimento cru e um cozido, por exemplo. É muito interessante.

Outro elemento importante é a água. A água que você bebe, por exemplo.

Agora, essa água que a gente compra em garrafinha está um pouco “adormecida”. Como diz um amigo meu, é uma água em “estado de coma”. Água boa mesmo, cheia de vitalidade, é água que está na natureza. É água do mar, água da cachoeira, do rio, do poço.

Mas eu sei que nem sempre a gente tem esta oportunidade de estar no mar, num rio ou numa cachoeira. Então, o que podemos fazer?

Vou ensinar uma técnica que só passo para pessoas bem próximas de mim, alunos próximos ou nos retiros que realizo. Com ela, podemos tirar mais energia da água que sai do seu chuveiro. Chama “Banho Alternado”. Você vai alternando a temperatura do chuveiro entre quente e frio durante o banho, deixando cerca de um minuto de cada jeito. E nesse “alternar” você absorve muita vitalidade da água, dá uma acordada no seu corpo e te traz saúde.

O terceiro elemento é o ar. Que ar é esse? É o ar ao nosso redor, mas ar puro, de preferência. Respirar bem é muito importante. Com tanta história no nosso cabeção, a nossa respiração é mais curta do que deveria. Por isso, vale muito a pena dar pequenas pausas ao longo do dia para respirar profundamente.

Existe uma prática milenar que se chama pranayama, que são as práticas de respiração para absorver mais prana, mais energia vital.

E, por último, o elemento fogo ou calor. E do que eu estou falando? Da luz do sol mesmo. Mesmo quando o tempo está nublado, o sol está lá. Assim, sempre que você puder, absorva um pouco da fonte de vida no nosso planeta, que é o sol.

E para que tudo isso?

Por que se eu tenho mais vitalidade, eu sou capaz de fazer muito mais na minha vida e me equilibrar de uma forma muito melhor.

É por isso que, dentro do meu curso, que se chama Manual de Reorganização Interna (MRI), nas primeiras aulas eu digo: cuide do seu “bebê”. O “bebê” é o seu corpo. Aumente a vitalidade dele. Porque sem isso não há prática espiritual que vá para frente. A gente não avança. A energia vital é o seu combustível para a prática de qualquer coisa na sua vida.

COMPARTILHE

Como ter mais energia durante o dia?

Desânimo, falta de entusiasmo, ficar achando o tempo todo a vida uma chatice. O que é isso? Falta de energia! Neste artigo vamos desvendar os motivos pelos quais você se sente sem vitalidade e como superar estes desafios.
COMO TER MAIS ENERGIA DURANTE O DIA A DIA_ser felicidade_catia simionato

Cadastre-se e receba nossas notificações de vídeos e artigos novos.

JÁ CONHECE NOSSOS CURSOS GRATUITOS?

Siga-nos na sua mídia social favorita:

NESWLETTER:

Assine nossa lista e receba informações sobre nossos conteúdos e cursos em seu e-mail.

Picture of Ser Felicidade

Ser Felicidade

O projeto Ser Felicidade nasceu com o objetivo de impactar o maior número de pessoas possíveis com conteúdo transformador do Ser.

TODOS OS ARTIGOS 🤍
Veja Mais

Artigos Relacionados

Propósito: você já encontrou o seu?

Muitas pessoas (talvez a maioria delas) vivem sem um verdadeiro propósito, apenas continua sua vida sem uma paixão, sem uma missão profunda que as faça acordar bem todos os dias.

Encontrar o propósito em nossas vidas é como descobrir o norte que guiará cada passo, dando significado e direção a cada escolha, e nos permitindo viver uma vida plena de realização e autenticidade.

Ler artigo »
plugins premium WordPress
Obrigado por seu interesse em nosso conteúdo!
Acabamos de enviar uma mensagem de boas-vindas em seu email.

Sempre que tivermos novidades e atualizações, enviaremos uma mensagem por lá, combinado? 

Meu email pode chegar na Caixa de Entrada, Promoções ou Spam. Você só precisa abrir minha mensagem e está tudo certo!

Então, nos falamos em alguns dias.

Com amor e bênçãos,

Catia.

Compartilhe

PLATAFORMA SER

ASSINE AGORA

Conteúdos online por um valor único de assinatura para transformar o seu dia. Aproveite as condições de lançamento com assinatura anual A PARTIR DE R$ 47,90/ MÊS.

PARTICIPE DO WORKSHOP GRATUITO:

O PROPÓSITO DA VIDA

De 21 a 25 de Setembro, com Catia Simionato

Últimas vagas!

Espere!

Antes de ir, garanta a sua vaga na nossa lista VIP!

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos do projeto Ser Felicidade.

Conclusão de cadastro 50%

Seu Cadastro Está Quase Finalizado...

Preencha os campos abaixo para concluir sua inscrição em nossa lista VIP.

Faça Login ou Cadastre-se:

Ou acesse usando suas redes sociais: