PLATAFORMA SER – ASSINE AGORA

Conteúdos online por um valor único de assinatura para transformar o seu dia. Aproveite condições especiais com assinatura anual A PARTIR DE R$ 47,90/ MÊS.

Workshop Online
“O Propósito da Vida” 

O hábito de ficar em silêncio
Picture of CATIA SIMIONATO

CATIA SIMIONATO

Catia Simionato é professora de expansão da consciência, terapeuta e condutora de retiros pelo mundo todo.

O bom e velho hábito de ficar em silêncio

A comunicação é, ao mesmo tempo, um verdadeiro milagre e um grande desafio. Aprenda como se comunicar melhor através do aprendizado do silêncio.

Há muitos anos eu li uma frase que dizia assim: “Dois tipos de pessoas geralmente falam pouco: aquelas que não sabem falar e aquelas que já sabem que não adianta”.

Como a gente gosta de conversar, não é mesmo? Gostamos muito! Até as pessoas que dizem que falam pouco gostam de conversar quando encontram uma companhia adequada para falar.

A comunicação é, ao mesmo tempo, um verdadeiro milagre e um grande desafio. É impressionante, porque eu tenho um filme passando na minha cabeça o tempo todo. E você tem o seu. E o que a gente tenta fazer é descrever o filme um para o outro. Esse filme que passa na nossa sala exclusiva.

Então, conversar é muito difícil mesmo!

O que acontece é geralmente assim: eu estou aqui, na minha salinha do cabeção, assistindo diversos filmes exclusivos. Às vezes, até mudo de canal no meio do assunto. Durante uma conversa, o meu interlocutor faz a mesma coisa: está dentro da sala dele, com a TV dele, com o filme dele passando. E, no meio disso, a gente tenta se fazer entender. Tenta conversar.

Muitas vezes, o que esta pessoa está dizendo não tem nada a ver com você. Na verdade, geralmente isso acontece. O que ela diz tem relação com o que ela está assistindo. E, em alguns casos, até calha de ser sobre você. Mas é só um filme que não corresponde ao que você é de verdade. Não corresponde à realidade. É o filme dele.

E esta pessoa vai descrever o filme dela sobre você. Olha só que difícil e que incrível é este mecanismo. E a gente tenta captar o que a outra pessoa está dizendo, o que está passando apenas no filme dela. Aí a gente interpreta, muda o nosso filme e fala de volta.

E como é falar com alguém que está assistindo TV?

Na maior parte das vezes, a pessoa nem está te ouvindo. É muito difícil! Às vezes a gente está falando e o filme passando lá na salinha dela é outro, e ela te interrompe e começa a contar o filme dela. Não é assim? Como é a comunicação para você? Você percebe essa dificuldade? A dificuldade de você dizer o que você quer de uma maneira que o outro compreenda. Não é dificílimo?

A dificuldade de ouvir e prestar atenção no que o outro está dizendo, sem prestar atenção no seu próprio filme interno. Difícil também. A dificuldade de se expressar de uma forma tão amorosa para que o outro não interprete e se ofenda.

Mas o que a gente pode fazer, afinal, diante de tanta dificuldade?

É claro que é importante a gente treinar essa comunicação, que deve passar por alguns critérios. Eu vou me comunicar, então para mim, para a Catia, eu tenho os meus critérios. Por exemplo: o que eu estou falando é verdadeiro? Verdadeiro, para mim, significa que passou pela minha experiência. Se eu estou vivendo isso de alguma maneira, ou já vivi, ou li num livro – algo assim. Ser verdadeiro, então, é meu primeiro critério.

O meu segundo critério é: essa fala é necessária? Será que uma fala é importante? Será que vai fazer bem para alguém? Vai ajudar de alguma maneira ou é uma fala inútil?

O terceiro critério é: eu consigo dizer isso de uma maneira simples e amorosa? Quer dizer, eu não vou complicar a cabeça da pessoa e nem vou ofendê-la?

Portanto, a gente passa por alguns critérios e assim aprende a se comunicar melhor. Eu sei que é um desafio. Mas eu andei vendo e pensando e também ouvi de uma professora espiritual, chamada Jasmuheen, que nós podemos simplesmente não dizer nada. Nós temos o direito de ficar em silêncio. Podemos aplicar o bom e velho hábito de simplesmente ficar de boca fechada. Somos livres para isso.

Se as nossas palavras às vezes são tão difíceis de serem compreendidas e muitas vezes são interrompidas porque o outro não consegue ouvir, nós podemos nos conectar com um fluxo constante de amor e luz que flui através de nós. Um fluxo de amor que o tempo todo penetra pelo alto da sua cabeça, te traz a vida e te faz ser quem você realmente é. Será que você consegue treinar e adquirir o hábito de se conectar com esse fluxo constante de amor e luz?

Pense: eu sou o puro amor! Eu sou a luz! E, então, de boca fechada, transmitir isso através do seu olhar, simplesmente. Ou das suas mãos. Às vezes um abraço, outras um sorriso – e só isso.

Existe outra pessoa. Eu nem posso dizer que ele seja um professor espiritual, mas sim, talvez, um professor do silêncio É outra figura importante que eu conheço, um homem da Croácia. Chamado Braco. Este homem não abre a boca, não diz nada, não ensina nada. A única coisa que ele faz é transmitir esse fluxo constante de amor por meio do seu olhar.

Se você quiser saber mais sobre ele, dá uma olhada no site www.braco.me. Você pode entrar, se inscrever e participar desse olhar.  É gratuito. E você vai sentir a presença do amor através do olhar.

Mas você também pode ser esse fluxo de amor. É importante, porém, você entender o que é esse silêncio que cura.

Em resumo, adquira o bom e velho hábito de ficar em silêncio. E, assim, conecte-se ao fluxo constante de amor e luz que flui por você. Só isso, sem palavras.

COMPARTILHE

O bom e velho hábito de ficar em silêncio

A comunicação é, ao mesmo tempo, um verdadeiro milagre e um grande desafio. Aprenda como se comunicar melhor através do aprendizado do silêncio.

Cadastre-se e receba nossas notificações de vídeos e artigos novos.

JÁ CONHECE NOSSOS CURSOS GRATUITOS?

Siga-nos na sua mídia social favorita:

NESWLETTER:

Assine nossa lista e receba informações sobre nossos conteúdos e cursos em seu e-mail.

Picture of Ser Felicidade

Ser Felicidade

O projeto Ser Felicidade nasceu com o objetivo de impactar o maior número de pessoas possíveis com conteúdo transformador do Ser.

TODOS OS ARTIGOS 🤍
Veja Mais

Artigos Relacionados

Propósito: você já encontrou o seu?

Muitas pessoas (talvez a maioria delas) vivem sem um verdadeiro propósito, apenas continua sua vida sem uma paixão, sem uma missão profunda que as faça acordar bem todos os dias.

Encontrar o propósito em nossas vidas é como descobrir o norte que guiará cada passo, dando significado e direção a cada escolha, e nos permitindo viver uma vida plena de realização e autenticidade.

Ler artigo »
plugins premium WordPress
Obrigado por seu interesse em nosso conteúdo!
Acabamos de enviar uma mensagem de boas-vindas em seu email.

Sempre que tivermos novidades e atualizações, enviaremos uma mensagem por lá, combinado? 

Meu email pode chegar na Caixa de Entrada, Promoções ou Spam. Você só precisa abrir minha mensagem e está tudo certo!

Então, nos falamos em alguns dias.

Com amor e bênçãos,

Catia.

Compartilhe

PLATAFORMA SER

ASSINE AGORA

Conteúdos online por um valor único de assinatura para transformar o seu dia. Aproveite as condições de lançamento com assinatura anual A PARTIR DE R$ 47,90/ MÊS.

PARTICIPE DO WORKSHOP GRATUITO:

O PROPÓSITO DA VIDA

De 21 a 25 de Setembro, com Catia Simionato

Últimas vagas!

Espere!

Antes de ir, garanta a sua vaga na nossa lista VIP!

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos do projeto Ser Felicidade.

Conclusão de cadastro 50%

Seu Cadastro Está Quase Finalizado...

Preencha os campos abaixo para concluir sua inscrição em nossa lista VIP.

Faça Login ou Cadastre-se:

Ou acesse usando suas redes sociais: