Relacionamentos, dinheiro e saúde são os principais desafios da vida que quase todo mundo já enfrentou, enfrenta ou vai enfrentar no seu dia a dia, de acordo com a avaliação da terapeuta Catia Simionato. Superar parte ou mesmo a maioria desses desafios representa o caminho para uma vida mais plena, com mais realizações, paz e amor e, sobretudo, mais feliz. “E o primeiro passo nessa direção é entender melhor cada um desses desafios e perceber como cada pessoa lida com eles”, afirma Catia.
Catia Simionato é responsável pelos conteúdos do canal Ser Felicidade, o maior espaço da Internet brasileira voltado para expansão da consciência. O canal reúne cerca de 1,2 milhão de seguidores no YouTube, Instagram, Facebook, Telegram e Spotify. Ela é especialista em desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, expansão da consciência e meditações, além de ser professora espiritual. Conta atualmente com cerca de 2.000 alunos e os vídeos publicados no seu canal Ser Felicidade já tiveram, no total, mais de 107 milhões de visualizações desde 2016.
“Alguns desafios não podem ser evitados. Não há fórmula mágica para isso. Existem desafios que fazem parte da nossa vida. Vamos ter de passar por eles para encontrar nossas qualidades que estão dentro do nosso verdadeiro eu – e não no nosso ego. Esses desafios permitem que a gente melhore”, reforça a terapeuta. A solução nestes casos, segunda ela, é saber como lidar com os desafios, como passar por eles com menos sofrimento.
Desafios da saúde
Para Catia, os desafios da saúde são a base de tudo na vida e devem ser compreendidos de maneira mais abrangente, com foco em conseguir uma melhor relação com o próprio corpo. E se amar mais. Aqui entram, principalmente, cinco cuidados básicos que todos devem ter com si mesmo: boa nutrição, hidratação adequada, movimento (atividade esportiva regular), descanso e higiene (física e mental).
“Muitos dos desafios que temos nesse campo chegam para provocar mudanças que o nosso próprio corpo precisa, como a prática esportiva, por exemplo”, diz Catia, que, diariamente, logo ao acordar, faz a sua “caminhada meditativa”, quando passeia por 30 minutos olhando com muita atenção tudo ao seu redor, sem se deixar levar pelos pensamentos da mente neste período.
Ela também lembra como o contato diário com a natureza é essencial para trazer mais vitalidade para o ser humano. “Em geral, especialmente para quem vive nas grandes cidades, temos uma vida ausente de natureza. Isso nos deixa em desequilíbrio”. Natureza inclui ar, terra, água e calor.
A terapeuta propõe algumas práticas bastante fáceis para aumentar a nossa vitalidade, como simplesmente andar com os pés descalços na terra por pelo menos 20 minutos por dia. “Essa é uma prática milenar que foi se perdendo na sociedade moderna. Ao praticá-la, você sentirá uma grande diferença na sua energia e até dores físicas podem ser amenizadas”, explica.
Mais contato com a natureza
Para quem não tem acesso à terra diariamente, ele propõe alternativas como abraçar o tronco de uma árvore com as mãos abertas, também por 20 minutos, ou ainda parar o trabalho várias vezes ao longo do dia para experimentar longas respirações tentando não dar atenção aos pensamentos – uma espécie de “mini meditação”.
Ainda em desafios da saúde, outro ponto muito importante é estar atento às suas emoções e alimentar com sabedoria a própria autoestima. É um tipo de guerra interna que lutamos contra as críticas, julgamentos e comparações da nossa mente e que pode nos levar a um estado de paz. “É se aceitar, ou mesmo tentar se transformar, mas com amor, entusiasmo e tranquilidade, sem se prender o tempo todo às autocríticas da mente”, diz ela.
Lutar contra as crenças internas negativas é outra questão que exige reflexão e ação. E o que são essas crenças? “Quando uma interpretação da vida (seja porque alguém te falou ou porque você interpretou) se torna verdade dentro da sua cabeça, aquilo fica forte. Quanto mais damos atenção a isso, mais forte fica. Muitas vezes, não apenas concordamos, mas também sentimos, nos emocionamos e, então, aquilo se transforma em algo forte chamado crença. Crenças dominam a nossa vida e nos limitam. Precisamos sempre duvidar dessas crenças e confiar mais na nossa capacidade”, avalia Catia.
“Se você olha para sua ‘casa interna’ e começa, com paciência, a arrumar as
coisas dentro de você, a cuidar do seu corpo, a aumentar a sua vitalidade, a tirar as suas
crenças negativas da frente, magicamente os problemas da sua vida começam a se resolver. As coisas sempre começam a mudar, primeiro, internamente”, acrescenta.
Desafios do dinheiro
Essa área compreende não apenas o dinheiro em si, mas o emprego, carreira, estudos, conquistas, frustrações e ambições profissionais de cada pessoa. É tudo aquilo que está relacionado à sobrevivência de cada um.
Nessa área, um desafio muito comum é aquele capaz de tirar o poder de alguém. Não o poder sobre alguém, mas o poder de realização e transformação. O desemprego é um bom exemplo disso.
“Especialmente nos dias de hoje, em tempos de pandemia e de crise econômica, muitas pessoas ainda precisam descobrir que se reinventar é o seu grande poder interno. Mais do que isso, pode ser a chave para a sua sobrevivência”, explica Catia.
Desafios dos relacionamentos
As dificuldades nos relacionamentos representam o desafio mais procurado pelo público que acompanha o canal Ser Felicidade. Embora os relacionamentos amorosos sejam o foco principal de boa parte das pessoas, também os relacionamentos pessoais e profissionais fazem parte deste grande desafio da jornada de cada um de nós.
Nos relacionamentos amorosos, Catia destaca uma situação cada vez mais comum nos dias de hoje, que, para ela, explica porque tem tanta gente reclamando das suas relações ou lamentando a ausência de um parceiro para a vida.
“Nossa mente compara o tempo todo. Ela busca um ideal. Um par ideal, nesse caso. E a mente insiste, sempre, em olhar mais as diferenças. O certo, num relacionamento, é a gente focar no que gosta no outro, e não nas diferenças. Sair desta eterna comparação”, orienta ela. “Amar de verdade é aceitar as qualidades e os defeitos do outro porque nós também somos seres com qualidades e defeitos”, conclui.
Aulas gratuitas para aprender a vencer os desafios
Na próxima semana, nos dias 26, 28 e 30 de julho, sempre às 19h, Catia Simionato vai realizar três Lives totalmente gratuitas sobre todas essas questões. A partir da sua história de vida pessoal, que já passou por todos esses desafios, a terapeuta vai apresentar exemplos, dicas, técnicas e exercícios práticos para que qualquer pessoa possa melhorar a própria vida.
“É a nossa ‘Semana de Reorganização Interna’. Uma experiência única de encontros ao vivo, nos quais vou me aprofundar um pouco mais em todos esses pontos para ajudar as pessoas, definitivamente, a encontrarem a saída e manterem a paz diante dos seus desafios”, promete. O programa das aulas é o seguinte:
Aula 1 (26/07) – Como encontrar a saída diante dos desafios de relacionamento, dinheiro e saúde?
Aula 2 (28/07) – Quais são os exercícios práticos que eu faço para estar em paz diante de qualquer situação e como você pode aplicá-los na sua vida?
Aula 3 (30/07) – Como se tornar um fluxo constante de força para lidar com os desafios da vida?
Cada aula terá 1h30 de duração. As inscrições podem ser feitas clicando no botão abaixo: