Eu gosto muito de me preparar um pouquinho para as coisas. Como é isso? Eu me preparo, por exemplo, quando vou dar uma aula pela Internet. Eu gosto de ter as minhas coisas ao meu redor. Além de toda a parte tecnológica necessária, como iluminações e câmera, eu tenho também a caneca de água, o incenso para garantir um cheirinho agradável, o meu caderno com algumas poucas anotações básicas para eu não esquecer. Me preparo, também, pedindo para a minha equipe buscar algumas perguntas que recebemos diariamente por meio do nosso formulário – aquelas que têm relação direta com o tema daquela aula.
E o que eu faço de mais importante nessa preparação? Eu faço uma breve oração.
Se preparar é como quando a gente vai para uma festa. O que você faz quando é convidado para uma festa? Especialmente as meninas, elas se preparam bastante para uma festa. Escolhem roupas, sapatos, perfume, os acessórios como colar e brincos, cuidam dos cabelos e da maquiagem. É um verdadeiro ritual de preparação para ir numa festa.
E este ritual é quase tão bom quanto a própria festa, não é?
Você percebe como é importante a gente se preparar para alguma coisa? Quando a gente se prepara, mesmo que somente por cinco minutos, você ajuda todo o seu sistema e todo o seu corpo a ficarem prontos para aquilo que você vai fazer. Assim, toda a sua intenção, suas emoções e seus pensamentos se direcionam para aquela atividade. E aí tudo flui melhor.
Quantas coisas a gente tem na vida em que é bom a gente se preparar antes, não acha? E, às vezes, podem ser coisas muito simples, como preparar uma refeição em casa. Eu, por exemplo, adoro preparar uma refeição – aliás, não só a refeição, mas também a mesa. Eu gosto de ter a toalha, o prato, os talheres no lugar, com o guardanapo do lado, e o copo. E tudo bonito, bem arrumado.
Eu faço toda essa preparação para uma refeição, mesmo que eu esteja sozinha. Aí eu me sento, agradeço por tudo aquilo e começo a comer. E eu aproveito melhor aquele momento porque todo o meu corpo já estava preparado para aquilo.
A gente se prepara para muitas coisas ao longo da vida. As mulheres quando ficam grávidas, por exemplo, montam todo o enxoval do bebê que está chegando.
Então, minha sugestão para você é: cuidado com a não preparação. Sabe por quê? Porque o mundo está tão rápido, as coisas acontecem de uma maneira tão veloz que, muitas vezes, a gente não prepara nada e as coisas vão perdendo um pouco da sua importância e caímos na banalidade.
Um exemplo que muitos vivem no dia a dia: na hora do almoço, colocam qualquer coisa no prato e comem com pressa, em pé, ou mesmo se alimentam direto na panela. Eu já vi gente fazendo isso! Outras vezes come rapidinho numa lanchonete. Não prepara a refeição ou não se prepara para ela, entende? Ou pessoas que vão dormir sem nenhuma preparação. Simplesmente deitam e dormem.
Uma parte importante da preparação, para mim, é tirar o personagem Catia da frente e permitir que o ser espiritual eterno e perfeito dentro de mim tome conta da situação.
Eu te convido a participar comigo dessa oração que eu realizo quando estou me preparando para algo. Você pode usar ela em qualquer momento da sua vida.
Primeiro eu relaxo meu corpo, sentada, apoio os pés no chão, fecho os olhos, respiro profundamente, uno as minhas mãos e elevo os meus pensamentos, como se eu quisesse alcançar um lugar bem alto. Nesse lugar bem alto, eu me conecto com a força do amor, com a força da paz, com a sabedoria, com a criatividade, com Deus.
E aí eu digo mais ou menos assim:
“Pai celestial, por favor, esteja comigo. Eu te entrego todos os meus pensamentos e esvazio a minha mente. Eu te peço que entre na minha mente com seus pensamentos. Eu te peço que entre no meu coração, e conecte o meu coração com as minhas palavras. E que, assim como eu abro a minha boca, eu abro o meu coração. Que não seja eu, mas sua palavra através de mim. Que assim seja. Amém.”
Apenas isso e, aí, eu volto para a minha vida, respiro fundo e tudo o que eu faço então estará entregue a essa força divina.
Você pode fazer isso para qualquer coisa, a qualquer momento do dia. Antes de preparar uma refeição ou encontrar alguém, por exemplo. Leva uns 30 segundos e faz toda a diferença. Se você tiver esse hábito de preparar tudo, internamente e externamente, tudo na sua vida vai fluir melhor. É mais gostoso e você fica mais feliz.